Depilação a Laser: Como Funciona

Depilação a Laser: Como Funciona

5/5 - (3 votes)

A depilação a laser é um procedimento estetico que utiliza um feixe de luz concentrado (laser) para remover pêlos indesejados.

Criolipolise em salvador : clique aqui para saber mais

Durante a depilação a laser, um laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) no cabelo. A energia luminosa é convertida em calor, o que danifica os fios em forma de tubo na pele (folículos capilares) que produzem cabelos. Este dano inibe ou atrasa o crescimento futuro do cabelo.


Agende uma avaliação gratuita

ENTRAR EM CONTATO * Você será redirecionado(a) para o nosso WhatsApp

**


Embora a depilação a laser retarde efetivamente o crescimento do pêlo por longos períodos, geralmente não resulta em depilação permanente. Vários tratamentos a laser são necessários para a remoção inicial dos pêlos, e também podem ser necessários tratamentos de manutenção. A depilação a laser é mais eficaz para pessoas com pele clara e cabelos escuros.

Por que está feito?

A depilação a laser é usada para reduzir os pêlos indesejados. Os locais de tratamento mais comuns incluem pernas, axilas, buco, queixo e a linha do biquíni. No entanto, é possível tratar pêlos indesejados em praticamente qualquer área, exceto na pálpebra ou na área circundante.

A cor do cabelo e o tipo de pele influenciam o sucesso da depilação a laser. O princípio básico é que o pigmento do cabelo, mas não o pigmento da pele, absorva a luz. O laser deve danificar apenas o folículo piloso, evitando danos à pele. Portanto, um contraste entre o cabelo e a cor da pele – cabelos escuros e pele clara – resulta nos melhores resultados.

O risco de danos à pele é maior quando há pouco contraste entre o cabelo e a cor da pele, mas os avanços na tecnologia a laser tornaram a depilação a laser uma opção para pessoas com pele mais escura. A depilação a laser é menos eficaz para cores de cabelo que não absorvem bem a luz: cinza, vermelho, loiro e branco. No entanto, as opções de tratamento a laser para cabelos claros continuam sendo desenvolvidas.

Riscos

Os riscos dos efeitos colaterais variam de acordo com o tipo de pele, cor do cabelo, plano de tratamento e adesão aos cuidados pré e pós-tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns da depilação a laser incluem:

Irritação na pele.

Desconforto temporário, vermelhidão e inchaço são possíveis após a depilação a laser.

Quaisquer sinais e sintomas geralmente desaparecem dentro de várias horas.

Mudanças de pigmento.

A depilação a laser pode escurecer ou clarear a pele afetada, geralmente temporariamente.

O clareamento da pele afeta principalmente aqueles que não evitam a exposição ao sol antes ou após o tratamento e aqueles que têm a pele mais escura.
Raramente, a depilação a laser pode causar bolhas, crostas, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele.

Outros efeitos colaterais raros incluem envelhecimento dos cabelos tratados ou crescimento excessivo de cabelos nas áreas tratadas, principalmente na pele mais escura.

A depilação a laser não é recomendada para pálpebras, sobrancelhas ou áreas adjacentes, devido à possibilidade de lesões oculares graves.

Como você se prepara?

Se você estiver interessado em depilação a laser, escolha um profissional qualificado em uma especialidade como dermatologia ou estética e que tenha experiência com depilação a laser.

Antes da depilação a laser, agende uma consulta com o médico para determinar se esta é uma opção de tratamento apropriada para você. O seu médico provavelmente fará o seguinte:

Revise seu histórico médico, incluindo uso de medicamentos, histórico de doenças ou cicatrizes da pele e procedimentos anteriores de remoção de pêlos
Discuta riscos, benefícios e expectativas, incluindo o que a depilação a laser pode ou não fazer por você
Tire fotos para serem usadas para avaliações antes e depois e análises a longo prazo
Na consulta, discuta um plano de tratamento e custos relacionados. Depilação a laser é geralmente uma despesa do próprio bolso.

O médico também oferecerá instruções específicas para se preparar para a depilação a laser. Isso pode incluir:

Ficar fora do sol. Siga as orientações do seu médico para evitar a exposição ao sol, geralmente até seis semanas antes do tratamento, e use um filtro solar de amplo espectro diariamente.
Ilumine sua pele. Evite cremes para a pele sem sol que escurecem sua pele. O seu médico também pode prescrever um creme clareador para a pele se você tiver uma pele bronzeada ou mais escura recente.
Evitando outros métodos de remoção de pêlos. Depena, encera e eletrólise pode perturbar o folículo piloso e deve ser evitado pelo menos quatro semanas antes do tratamento.
Evitando medicamentos para afinar o sangue. Pergunte ao seu médico sobre quais medicamentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, devem ser evitados antes do procedimento.
Área de tratamento de barbear. É recomendado aparar e barbear no dia anterior ao tratamento com laser pois remove os pêlos acima da pele, que podem resultar em danos superficiais na pele dos pêlos queimados, mas deixa o eixo intacto abaixo da superfície.

O que você pode esperar

Depilação a laser geralmente requer uma série de dois a seis tratamentos. O intervalo entre tratamentos varia de acordo com a localização. Em áreas onde o cabelo cresce rapidamente, como o lábio superior, o tratamento pode ser repetido em quatro a oito semanas. Em áreas de crescimento lento do cabelo, como nas costas, o tratamento pode ser a cada 12 a 16 semanas.

Para cada tratamento, você usará óculos especiais para proteger seus olhos do raio laser. Um assistente pode raspar o site novamente, se necessário. O médico pode aplicar um anestésico tópico em sua pele para reduzir qualquer desconforto durante o tratamento.

Durante o procedimento

O profissional pressionará um instrumento a laser portátil na sua pele. Dependendo do tipo de laser, um dispositivo de resfriamento na ponta do instrumento ou um gel frio pode ser usado para proteger sua pele e diminuir o risco de efeitos colaterais.

Quando o profissional ativa o laser, o raio passa pela pele para os folículos capilares. O calor intenso do raio laser danifica os folículos capilares, o que inibe o crescimento capilar. Você pode sentir desconforto, como uma picada quente, e provavelmente sentirá uma sensação de frio no dispositivo de refrigeração ou no gel.

O tratamento de uma pequena área, como o lábio superior, pode levar apenas alguns minutos. O tratamento de uma área maior, como as costas, pode levar mais tempo.

Após o procedimento

Você pode notar vermelhidão e inchaço nas primeiras horas após a depilação a laser.

Para reduzir qualquer desconforto, aplique gelo na área tratada. Se você tiver uma reação cutânea imediatamente após a depilação a laser, o médico poderá aplicar um creme esteróide na área afetada.

Após a depilação a laser e entre os tratamentos programados, evite a exposição ao sol – luz solar natural e camas de bronzeamento – por seis semanas ou conforme indicado pelo seu médico. Use um protetor solar de amplo espectro diariamente.

Resultados

Os cabelos não caem imediatamente, mas você os perde por um período de dias a semanas. Isso pode parecer um crescimento contínuo do cabelo. Os tratamentos repetidos geralmente são necessários porque o crescimento e a perda capilar ocorrem naturalmente em um ciclo, e o tratamento a laser funciona melhor com os folículos capilares no estágio de novo crescimento.

Os resultados variam significativamente e são difíceis de prever. A maioria das pessoas experimenta depilação que dura vários meses e pode durar anos, mas a depilação a laser não garante a depilação permanente. Quando o cabelo cresce novamente, geralmente é mais fino e mais claro.

Você pode precisar de tratamentos a laser de manutenção para reduzir o cabelo a longo prazo.

 

floridaestetica

Website:

Instagram